80 anos de Chico Buarque: Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga homenageia cantor em espetáculo no Sesc Nova Iguaçu – Povo na Rua
         

80 anos de Chico Buarque: Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga homenageia cantor em espetáculo no Sesc Nova Iguaçu

 O aniversário de 80 anos de Chico Buarque, um dos maiores compositores da MPB, foi em junho, mas a festa continua. A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, grupo formado exclusivamente por meninas das redes públicas de ensino do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Chiquinha toca Chico”, uma grande homenagem que conta com participação de grandes solistas. O concerto será no dia 18 de julho, às 15h, no Sesc Nova Iguaçu, com entrada gratuita. No palco, 46 meninas vão executar alguns dos maiores clássicos do artista, como “Construção”, “O meu guri”, “Roda viva”, “O que será que será”, “Anos Dourados”, entre outros. A montagem conta com a parceria cultural do Sesc RJ.
“Propomos um espetáculo dedicado à vida e à obra de um dos mais proeminentes artistas da cultura brasileira: Chico Buarque. Mergulharemos nos principais álbuns que marcaram sua carreira, explorando suas letras e melodias envolventes que ecoam há décadas”, destaca a pianista Moana Martins, diretora da orquestra.
As meninas da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga tocarão instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, oboé, fagote e percussão. Para o espetáculo, participam as cantoras solistas Ana Neri, Brenda Lima, Brenda Pedrotti e Ella Cath, que dão vida e voz a grandes obras de Chico Buarque.
Sob a batuta da regente Priscila Bomfim, o grupo, com 46 integrantes, estreou 2021 em um concerto que teve participação da cantora Elba Ramalho. De lá pra cá, as integrantes já passaram por palcos como Teatro Imperator, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Casa França-Brasil, entre outros locais do Brasil e Europa, e já dividiram o palco com grandes artistas, como Toni Garrido, Paula Lima, Carla Caramujo, Angelica de la Riva, Maria Gadú, Mel Lisboa, Simoninha e Mônica Salmaso. Em 2022, a Orquestra realizou a primeira turnê internacional, passando por Portugal e Espanha. E em 2023, se apresentou na Suíça, com o concerto Aquarela Brasileira, levando nossa música para cidades como Zurich, Biel, Solothurn, Basileia e Genebra.
 
SERVIÇO
Chiquinha toca Chico – 80 anos do mestre Chico Buarque
Data: 18/07/2024, às 15h
Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá
Entrada gratuita