População de Petrópolis parece não temer a Covid-19 – Povo na Rua
         

População de Petrópolis parece não temer a Covid-19

aglomeração na rua em Petrópolis

Diana Pires

Mesmo com a morte de 177 petropolitanos com covid-19 e mais de 6 mil infectados pelo novo coronavírus no município, muitas pessoas parecem não temer a doença. Um péssimo exemplo disso ocorreu no último final de semana, na Rua 13 de Maio, no Centro. Dezenas de pessoas se aglomeraram pelas calçadas da via e na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, consumindo bebidas alcoólicas e dançando. A maioria não usava máscara. “13 de Maio com quase 100% das pessoas sem máscara, com som na rua, galera bebendo e dançando e bares lotados. Pode isso?”, questionou uma moradora que não quis se identificar por ter sido ameaçada por alguns dos jovens que estavam no local, porque ela estava fotografando a aglomeração. Ela revelou ainda que este não foi um caso pontual e que toda sexta-feira esses eventos acontecem na localidade.

Apesar disso, a Prefeitura informou em nota que uma ação conjunta da Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e o Procon, com apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, atuou na Rua 13 de Maio na noite da última sexta-feira (05/09). A atividade de bares continua proibida no município. A medida foi decretada em março para o enfrentamento à pandemia de covid-19 e continua em vigor. Em junho, a prefeitura autorizou o funcionamento de restaurantes, mas exige o cumprimento de uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.

A prefeitura reforça que todas essas medidas foram adotadas pelo município para garantir a segurança e a saúde da população – atualmente, a doença está em controle na cidade, com baixos índices de ocupação de leitos de UTI pelo SUS. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a Corporação segue à disposição para apoiar necessidades solicitadas pelos órgãos municipais nas ações de fiscalização durante este momento de pandemia. Os policiais militares estão instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos.