Clubes querem volta de público aos estádios a partir de novembro – Povo na Rua
         

Clubes querem volta de público aos estádios a partir de novembro

volta publico estadios

Após cerca de três meses de paralisação por causa da pandemia mundial do novo coronavírus, as atividades no futebol brasileiro voltaram. Primeiro foi o Rio de Janeiro, com a volta do carioca e depois outros estaduais e o Campeonato Brasileiro. As partidas são realizadas seguindo protocolos de segurança contra a disseminação do vírus e sem a presença do público. Essa última situação, no entanto, pode mudar em breve. Os clubes estão se movimentando nos bastidores para que o público volte aos estádios já em novembro.

Segundo informação divulgada pelo jornalista Marcel Rizzo, em sua coluna no Uol Esporte, clubes e a Confederação Brasileira de Futebol avaliam internamente que a decisão será muito questionada e criticada. Mas parecem manter o curso. A realidade da Covid-19 no Brasil ainda é de números elevados diários de novos casos e mortes, portanto, a ideia é que a volta de público seja, inicialmente, limitada de 30% a 50% da capacidade do estádio.

A questão financeira é a grande razão deste movimento. Sem conseguir arrecadar com bilheteria, os clubes afirmam que os prejuízos ultrapassam a casa dos R$ 2,63 milhões com a organização das partidas. Os gastos com arbitragem, aluguel de campo, testes antidoping e para Covid-19 continuam sendo realizados ao mesmo tempo em que há ausência de receita com bilheteria.

De acordo com os dirigentes, é insustentável segurar a competição por 38 rodadas sem a entrada da receita com venda de ingressos e ativação dos programas de sócios-torcedores. A ideia, portanto, é conversar com as autoridades de saúde nacionais e estaduais para chegarem a um consenso. Há o planejamento da criação de um documento que utilize como exemplo os procedimentos da volta do público aos estádios na Europa.

A Uefa anunciou nesta semana que a Final da Supercopa da Europa, marcada para 24 de setembro será a volta do público a competições de futebol no continente. O jogo entre Bayern de Munique e Sevilla contará com a presença de até 30% dos torcedores na Arena Puskas, em Budapeste, na Hungria.